Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) realiza prova no dia 19 de maio

Estudantes recebendo orientações

Na sexta-feira, dia 19 de maio de 2017, os estudantes do IFRS - Campus Canoas que participam da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), realizaram a prova nacional durante o turno da manhã, nas dependências do campus. Informações sobre a olimpíada e sobre a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) podem ser obtidas no site oficial do evento, que pode ser acessado AQUI.

..........................................................................................................................................................................................

NOTÍCIAS ANTERIORES

Estudantes são orientados a respeito da OBA e da MOBFOG de 2017

Na sexta-feira, dia 17 de março de 2017, os estudantes dos cursos técnicos integrados do IFRS - campus Canoas receberam orientações do professor de Física, Érico Kemper, a respeito das edições deste ano da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). As ações fazem parte do projeto de ensino "Astronomia e Astronáutica na Escola - o espaço é a fronteira para o conhecimento", coordenado pelo professor Érico.

O campus participará pela quinta vez consecutiva dos dois eventos de nível nacional, no qual o objetivo central é proporcionar aos discentes conhecimentos diversos acerca das áreas de Astronomia e Astronáutica.

Para tanto, os estudantes precisam estar atentos às datas das atividades do ano de 2017, que serão as seguintes:

Datas importantes:

# De 10 a 19 de maio de 2017: período de lançamento oficiais de foguetes para a MOBFOG

# Dia 19 de maio de 2017: prova da OBA

A partir da primeira reunião ocorrida no dia 17 de março, os estudantes terão encontros semanais, sempre as quartas e as sextas para integrar teoria e prática nas temáticas de Astronomia e Astronáutica.

........................................................................................................................................................................................

Estudantes participam da XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Na manhã desta sexta-feira, 13 de maio de 2016, 34 estudantes do Ensino Médio integrado do Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizaram as provas da XIX Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). O evento, bem como a Mostra Brasileira de Foguetes é organizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB). Na próxima semana, os estudantes de Canoas vão realizar lançamento de foguetes projetados e construídos em sala de aula. As atividades ocorrerão na segunda, quarta e sexta-feira.

No país, cerca de 900 mil alunos concorrem anualmente na OBA e 2 mil na Mostra de Foguetes. A divulgação dos resultados deste ano deve ocorrer em setembro. No ano passado, sete estudantes do Campus Canoas do IFRS foram premiados. Confira:

  • Lucas Valadão dos Santos - medalha de prata pela participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica;
  • Débora Cardoso da Silva - medalha de bronze pela participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica;
  • Vanessa Silva Alves, Nataly Ayumi Toma, Northon Iserhardt, Larissa Camargo e Larissa Quines - medalhas de bronze pela participação na Mostra Brasileira de foguetes.

 

 

 

 

Galeria

Público presente nas orientações da OBA e da MOBFOG. Prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia 1 Prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia 2 Prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia 3

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200