Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Evento de dois dias versou sobre questões de diversidade sexual e de gênero

Em dois dias, 10 e 11 de maio de 2017, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do Campus Canoas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou o I Encontro de Diversidade Sexual e de Gênero. O evento teve a participação de estudantes de todas as turmas do campus. Na oportunidade, temas ainda considerados tabus em nossa sociedade foram explicitados a fim de que os estudantes tenham, além das técnicas atendidas em sala de aula, uma visão mais ampla do mundo que os cerca.

No primeiro dia, o palestrante mestrando Chistian Gonzatti falou sobre o tema ?Via(da)gens no Vale dos Homossexuais: entre o Queer e o Pop?. Logo após o intervalo ocorreram notas sobre sexualidade na adolescência brasileira e o lançamento do livro ?Brincar de ser gay? Juventude, sexualidade e família?, com o palestrante Ms. Cio Cerqueira. Ato contínuo, a palestra dos mestrandos José Stona e Vicent Goular, que falaram sobre transfobia. Durante a tarde, a Ms. Tatiane Nascimento falou sobre identidades femininas e violência, lincando com questões de representação de gênero construídas em contextos de violência doméstica. O primeiro dia do evento se encerrou com a palestra da mestranda Pâmela Canciani que falou sob o tema ?(In)visibilidade Lésbica: identidade e (micro)resistência?.

O segundo dia do evento começou com a palestrante Ms. Suelen Aires Gonçalves falando sobre ?Feminicídios: uma abordagem dos dados, das leis e das políticas públicas?. À tarde, as políticas públicas a respeito das questões de gênero e transversalidade de gênero foram abordadas pelo palestrante Carlos Eduardo Barzotto. Logo após, os palestrantes Caroline Tavares Passos e Filipe Ferreira versaram sobre o que a biologia tem a dizer sobre as questões envolvendo gênero e sexualidade. ?Gêneros, Sexualidades e Formação docente: debatendo ações e caminhos possíveis? foi o tema da Drª Joanarila Corpes Magalhães. O evento foi encerrado com uma atividade do projeto Roda Leitura coordenado pela professora Drª Gláucia da Silva Henge, sobre relações entre a literatura e questões de gênero.

 

 

Galeria

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200