Informações da página

Você está em: Página Inicial > Comunicação > Notícias

Início do conteúdo

Morre aos 55 anos o reitor do IFRS, Osvaldo Casares Pinto

Reitor Osvaldo Casares Pinto morre aos 55 anos. Ele lutava contra o câncer.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) informa, com pesar, o falecimento do magnifico reitor, professor Osvaldo Casares Pinto, na manhã deste sábado, 2 de dezembro de 2017.

 

Osvaldo tinha 55 anos, natural de Rio Grande. Atuava no magistério há mais de 34 anos, sempre na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, e pela mesma instituição: o Colégio Técnico Professor Mário Alquati, hoje Campus Rio Grande do IFRS. Se orgulhava por ter sido estudante da Rede Federal e lutava contra um câncer há mais de um ano.

 

Era graduado em Engenharia Civil (1986) e Matemática (1988) pela Universidade Federal do Rio Grande (Furg). Possuía especialização na área de Engenharia Civil (1989) pela Furg, mestrado (1993) e doutorado (1999) na mesma área pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

 

Foi Diretor-geral do Campus Rio Grande por dois mandatos (2009 a 2013) e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional do IFRS por três anos (2013/2015). Era casado com Carmen Lenira de Ávila Pinto desde 1987.

 

O reitor foi eleito pelos servidores e estudantes no pleito realizado no dia 8 de outubro de 2015 e recebeu posse no dia 18 de fevereiro de 2016, pelo então Ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Em seu discurso de posse, o reitor agradeceu à comunidade pelo reconhecimento do seu trabalho, quando expressou:

 

_São 33 anos trabalhando para a Rede Federal. Tomo posse com o intuito de continuar a expansão para possibilitar que um número cada vez maior de pessoas tenha a chance de frequentar um instituto federal.

 

Os atos fúnebres serão realizados no átrio da Reitoria do IFRS, em Bento Gonçalves, na Rua General Osório, 348, a partir das 16 horas deste sábado. Em Rio Grande, sua cidade natal, os atos fúnebres serão realizados no domingo, no anfiteatro Earle Barros do Campus Rio Grande ? Rua Engenheiro Alfredo Huck, 475.

 

O IFRS decreta luto oficial de três dias.

 

A comunidade do IFRS agradece pelo seu comprometimento para com a instituição e por sua atuação em busca do fortalecimento do Ensino público, gratuito e de qualidade.

 

Processo Seletivo

 

As provas do processo seletivo serão mantidas e ocorrerão normalmente este domingo, dia 3 de dezembro de 2017.

Veja mais

Final do Conteúdo Ir para as informações da Página

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Câmpus Canoas

Rua Dra. Maria Zélia Carneiro de Figueiredo, 870-A | Bairro Igara III | CEP: 92412-240 | Canoas/RS

E-mail: comunicacao@canoas.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3415-8200